Thursday, June 12, 2008

Talvez viver

Tenho lido amiúde uns simpáticos sonhadores, a propósito da crise civilizacional actual , apresentarem o argumento de que esta é uma opurtunidade aurea para mudar-mos de vida.
Acho óptimo mudar de vida, estou pronto a subscrever. Podiamos ser mais vegetarianos e mais sobrava para os famintos nas áfricas, os urbanos podiam andar a butes ou então descobrir viaturas que não gastassem petróleo, os rurais pedalavam nas pedaleiras, os transportadores seriam carroceiros e até, imagine-se, teriamos mais tempo para a vida, não fora o caso de o capitalismo triunfante ser corrosivo para o tempo ludico.
Seria um mundo bonito!
Mas tem um mas. É que caso a humanidade estivesse disposta a chatices destas isto demoraria uns anos a implementar e no entretanto, seria bom talvez viver....

4 Comments:

Blogger JPN said...

tás-te a meter comigo, salafrário?! Vou ali à praia e já volto. Depois venho cá ou lá continuar a conversa...grande abraço

6:28 AM  
Blogger apicultor said...

Não só contigo meu lindo, quem mais quiser enfiar a carapuça....
De qualquer modo a minha concordância é genuína...nestes termos

7:00 AM  
Blogger JPN said...

eu sei que a tua (dis)concordância é genuína. mas olha uma coisa, que este calor de verão está pouco propício para argumentos longos: não achas que é maior idealismo pnesar que vamos a algum lado sem mudar de estilos de vida? olha para a nossa vida de cada um: parece um heroísmo deixar de fumar, sugarmos colestrol, carnes vermelhas, fazermos exercício, tratarmos das carnes, do espirito e dos ossos, mas qualquer um de nós ao dobrar os quarenta percebe que vai viver melhor se o fizer e quanto mais depressa o fizer. com mais ou menos radicalismo, isso não importa, é a tomada de consciência que urge sublinhar. idealismo é pensar que podemos andar a fazermos a mesma vida que fazíamos aos vinte anos e ter uma perspectiva saudável de vida....o que penso - e admito que o penso porque tenho á partida uma disponibilidade para encarar uma crise como algo positivo - é que se nos deitarmos a pensar sobre esta pré-crise podemos estar a criar um contexto de oportunidades, só isso. temos de repensar o nosso conceito de sociedade da abundância e da escassez não a partir da prateleira do hipermercado mais próximo de nós mas a partir da vaste rede de compromissos que a nivel global é preciso fazer para que essa mesma prateleira tenha o aspecto risonho que apresenta nos dias felizes da sociedade da abundância. abraços

4:13 AM  
Blogger apicultor said...

Deves convir que eu não serei um consumista dos mais tipicos.De qualquer modo eu sei que me fugiu aqui a perninha para o burlesco..
No fundo, o que eu quis dizer é que o problema, são os entretantos, o saber o que se pode fazer e o implementá-lo demora tempo demasiado, para aquela enorme quantidade de gente que tem que aprender a viver de outro maneira já amanhã.E até isso custa dinheiro a quem não o tem.É a real politica esta.
Abraços

5:57 AM  

Post a Comment

<< Home