Saturday, February 02, 2008

Passaram 100 anos

Para demasiada gente pareçe que foi ontem. Nunca pensei que ainda fosse motivo de polémica, como se pouca coisa se tivesse passado entretanto. Esteve bem o Presidente Cavaco, ao fazer uma leve homenagem ao rei morto em 1908. Foi indigna a rejeição do voto de pesar na Assembleia da Republica. Não sou menos republicano por lembrar a morte de um chefe de estado, ocorrida à tanto tempo de forma trágica, é uma questão básica de nos colocarmos no grau mínimo de humanidade.
Não é preciso fazer juízos de valor sobre a natureza do regime, nem fazer um voto de censura à Republica. Já passou tempo suficiente para se olhar de modo desapaixonado para a questão e reconheçer as qualidades do homem que também as tinha. E já agora, a história não fica nunca escrita de uma só vez , para toda a eternidade, a verdade histórica ao fim de tanto tempo pode levar uns retoques....
Tudo isto revela uma coisa triste: a esquerda não sabe lidar com a história, carrega e quer fazer-nos carregar um complexo de culpa espúrio, que eu lamento muito, mas não me pesa nos ombros. Ainda para mais, quando o senhor Dom Duarte se encarrega a cada suspiro, de demonstrar que não basta a linhagem e a educação para gerar o bom senso necessário à boa governação. Tanto medo para quê?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home