Tuesday, August 21, 2007

A Verde Eufémia

Sentimentos dúplices acompanham-me.
Poderia achar que aquela turba pulante invadindo a seara de milho, são meros eco-terroristas.Como homem do mundo do trabalho,não gostei de ver aquela destruição festiva, semi-fútil espectáculo de meninos coloridos que deviam ir cavar as couves. Mas o que ali se passou não pode ser assim reduzido.
O ministro apatetado dos bigodes, veio louvar as plantações transgénicas e omite o que elas têm de terrorismo económico. Quem semeia milho transgénico deve saber que está a poluir o património genético da humanidade inteira - as distãncias legais a outras culturas são uma fantochada porque os insectos polinizadores vão a um quilómetro de distancia, tornando estéreis as sementes das variedades convencionais ou biológicas, inviabilizando outros sistemas de produção e colocando os outros agricultores no bolso das multinacionais de sementes e agro-químicos. E tudo isto de forma irreversível e definitiva. O homem dos bigodes sabe-o e, untuoso, quer enganar os papalvos.
É verdade que os folclóricos eufemistas violentaram a lei e um agricultor inconsciente das suas responsabilidades cívicas, mas o coro da generalizada indignação desconhece a profunda violência que pode haver num mero bago de milho.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home