Sunday, June 15, 2008

Um jardim cheio de árvores de fruto

A crise total actual, inspira-me a recordação do meu amigo Vicente, actualmente algures em parte incerta. Para ele uma reforma, era um quintal cheio de árvores de fruto.
Este homem era poesia em movimento e o tempo poderá encarregar-se, ou já estará, de lhe dar alguma razão.
Nasceu em berço muito modesto, e logo encarreirou pelo primeiro caminho que lhe apresentaram, embarcou nos barcos, na casa das máquinas. Lá andou muitos anos e acedeu a uma vida económicamente constante. Mas algo lhe faltava. Ainda que pouco escolarisado, lá começou a ler umas coisas que o abanaram da sua modorra.
Tornou-se vegetariano, não direi budista porque pouco mais do que animista seria, largou o ordenado de fogueiro nos petroleiros, e andou para terra. Lá chegado, firmou os pés num moinho de vento lá para os lados de Porto Covo, na Cabeça da Cabra, aonde as leituras o conduziram ao fabrico de um pão integralíssimo, como o faziam "os homens antigos", que ele vendia a uns camónes na praia da ilha do pessegueiro, num tempo em que lá só havia mesmo aves raras. Abençoados tempos sem ASAES e onde campeava a aventura e a poesia feita vida.
Pois o nosso amigo que era a encarnação mais fiel que já vi do palhaço pobre, trajava umas belíssimas camisas rusticas,umas calças largueironas e uns sapatos cambados que reciclava do lixo, e mais não tinha do que tostões e dívidas que ele ia pagando aprazadamente com outras , era um vegetariano consciente e consequente, proclamava a conveniência de andarmos nus, dormir sob as estrelas e comer, enfim, muita fruta.
Muito mais haveria para contar, mas o epílogo conhecido é digno de uma cinderela new age. Certo dia irrompeu pelos céus e terras do Alentejo, uma abastada herdeira loura, igualmente amante do desfrute das coisas boas da criação, e arrebatou o coração e a vida deste poeta, no achamento do paraíso terrial lá pelos brasis, num local que existe aonde se vive como Adão e Eva no jardim do éden e, importante, à beira mar.
Ah! Não se esqueçam! Uma reforma pode bem começar por ser um jardim cheio de árvores de fruto..

2 Comments:

Blogger sete e pico said...

bonita história esta. e bonito homem esse vicente tão vivente.

11:43 AM  
Blogger apicultor said...

Costumo dizer que passo a vida a contar a historia dos meus amigos.
Esta é uma fábula para um dia começar a contar aos meus filhos.

2:08 PM  

Post a Comment

<< Home