Wednesday, February 08, 2006

Eva passou por aqui

As famosas caricaturas do profeta, àcerca das quais todo o bicho careta tem que opinar, são um assunto espinhoso para o mundo todo. E são-no, porque aqui a racionalidade tem dificuldades de admissão.
Para mim é dificil, até porque, enquanto agnóstico, tenho pouca sensibilidade para compreender os crentes. Mas, discordando de Ana Gomes no blogue Causa Nossa, acho que tambem se coloca a questão da liberdade de expressão, pois vários governos árabes reclamaram o castigo dos autores da prevaricação. Os ocidentais brincam com tudo- os simbolos da religião cristã têem sido amplamente parodiados e daí nunca veio mal ao mundo- e a isso chamam liberdade. Os islâmicos desconhecem o sentido de tal palavra e reagem conformemente. Eles riem de coisas diferentes. O absurdo da história é que aqueles desenhos -alguns de mau gosto e talvez intencionalmente malévolos- nunca teriam tido a difusão que tiveram, e não mereciam ter, sem a publicitação que toda esta contestação lhes deu. Daqui avulta que há dois mundos que não se podem compreender nunca.
Entretanto, vastos sectores da esquerda europeia , fustigam-se e flagelam-nos com uma perspectiva de auto culpabilização do Ocidente, como se aqui radicassem os males do mundo, e isso sim, para mim é obsceno. Talvez fossem por aqui os jardins do Éden, por onde Eva se passeava.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home