Sunday, August 20, 2006

Vendedor de frascos de mel

Descobri tardiamente uma realidade simples. Um apicultor não é apenas um produtor de mel, é também um vendedor de mel. Congeminei rótulos, marcas, recorri a duas excelentes designers, a Cristina Oliveira e a Sandra Paulino, e posso dizer que criei excelentes méis, apresentados em óptimos rótulos.
Depois começou o trabalho de sápa, por todas as vilas e cidades, até aos confins de avenidas e ruelas, a escarafunchar em tudo quanto é supermercado, charcutaria ou mercearia mais ou menos manhosa. Já vai havendo quem valorize um bom produto, numa boa embalagem, mas esses, ainda são uma minoria muito minoritária. Imperam os merceeiros que não têm olhos, mas sim uma máquina de calcular e também aqueles, que não percebem nada de nada do que estão a fazer. No meio desta selva estéril , há um ou outro que são um alento, um prazer de lidação, com quem se conversa bem e até apetece voltar. Por estes dias, entro profundamente numa feira de gente, de pessoas comuns que têm o poder de determinar aquilo que as outras pessoas comuns podem escolher, e a isto se chama o mercado, em economês.
Quanto mais caio na realidade, mais percebo que isto é um jogo de sombras e que todos os dias nos contam histórias da carochinha ácerca da nossa consabida liberdade de escolha quotidiana.

1 Comments:

Blogger Paulo Martins said...

Bom Dia,
Diga-mos que me revejo no seu artigo. Não ando ainda pelas vilas, cidades e feiras, mas a paixão pela apicultura e a mesma que tem. Também eu já desenhei rótulos, escolhi frascos. Bom trabalho para si.

PM

1:47 AM  

Post a Comment

<< Home