Wednesday, July 16, 2008

Tropicação

Quer eu vá como vendedor de frascos de mel ou, afreguesado, em passeio, há em Porto Côvo um lugar obrigatório, o Júlio e a sua Tropicação. Não há cliente com mais bonita lidação do que o Júlio. Está na rota do prazer da venda. E isto porque ele só é negligé no vestir, o que para mim, informal fornecedor, até pode ser um sinal exterior de brilhantismo.
A loja, o Mini-Mercado Tropicação, é um mimo para as compras. Tem o essencial que qualquer veraneante busca, mais o requinte que ele faz questão que seja a menina dos olhos do seu estabelecimento. Ele não é um qualquer merceeiro, conhece exactamente o que vende e procura ter coisas especiais , para além das banais que é necessário ter. E depois como fornecedor, há sempre um bocadinho de prosa bom, para além da tradicional choraminguice muito mourisca que acha que o negócio não é digno sem algum regateio, alguns arrufos comerciais, e eu lá faço o desconto somítico que posso fazer, atendendo à honra de ali estar. Afinal, tenho orgulho de ver os meus frascos de mel nas suas prateleiras. Tamanha honra merece bem uma fineza.

2 Comments:

Blogger Miau said...

Ahhh, sim, lembro-me bem da rica variedade de massas "al dente" nas prateleiras, dos pãezinhos em variados formatos e os bolos, aqueles de maçã com nozes de pecan, ainda quentinhos. Um paraíso naquela terra. Saudades de passear, afinal de contas. Bjinho

6:14 AM  
Blogger Pedro said...

Sem duvida uma "especie" em vias de extincao, o "Merciariu vulgaris"....

1:05 AM  

Post a Comment

<< Home