Wednesday, July 24, 2013


 

 

                               Se bruto é quem assim come, mais ainda o é, quem lho dá.

Assim pensa Filomena, vendo o senhor padre Antunes acabando de se bater com um peru assado, rematando um opíparo almoço de seis pratos variados e outras tantas sobremesas. Caso não saibam, esta senhoria com a alcunha chocarreira de padre boi, era conhecido pelas suas abundancias de corpanzil, ser homem de muito alimento em comida, bebida e paroquianas incautas, tanto que eram inúmeros os filhos de pai incógnito naquela paróquia, ganhando muitos deles ares a sua reverência.
Sua majestade El rei, veio a Coimbra passear-se mais a família e a corte, e de todos os notáveis regionais ao almoço, não poderia faltar sua reverência, o senhor padre Antunes, de quem se aguardavam façanhas capazes de ombrear com sua alteza, nas reconhecidas capacidades de ingestão que a ambos eram reconhecidas. O nosso prior portou-se com galhardia mas distinção, de tudo comeu, dos seis pratos mais as sobremesas, num repasto que o sentou à mesa umas boas cinco horas. No final, já todos estavam consolados e bem regados de bom vinho de Colares, melhor ou pior esparramados em fauteilles de veludo, fumiscando cigarrilhas enquanto o nosso santo prior arrastou o corpanzil trôpego de comida e sífilis, até à copa, indagando prazenteiro do que lá haviam posto a recato. Filomena, criada de servir no cabido da Sé, já lhe conhecia as manhas e delas se mantinha afastada, seja por manter prudente distancia, ou por ser franzina e escassa de carnes, pouco ao gosto dos apetites paroquiais, a verdade é que sempre foi escapando à voracidade do senhor prior.
O padre boi instalou-se no banco corrido, à mesa da copa, e naquele recato chamou a si o peru assado, recheado com castanhas e azeitonas. Com ele se entreteve mais um longuíssimo bom bocado e longe da vista dos restantes convivas. No final, parecia finalmente consolado:
- O passarito até que não estava mau!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home